Cultura no Coreto – Espetáculo de Clássicos, Ópera e humor

30/04/2022

O projeto Cultura no Coreto, apresentado pela Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal, trouxe para a noite desta sexta-feira (29) em Olimpia, um espetáculo genuíno.

 Um musical de rara beleza e grandes acordes, que levaram o público ao aplauso em pé e o grito de “Bravo”, antes preso na garganta. A praça Rui Barbosa, em seu coreto, foi palco para que o talento, a ópera e os grandes clássicos tivessem a chance de plantar sua semente nas terras onde jorram as águas quentes.

A Orquestra Sinfônica de Barretos, em comemoração aos 25 anos de existência, com   o apoio de sua Secretaria de Cultura, atendeu ao convite do prefeito Fernando Augusto Cunha, para uma apresentação em praça pública, onde o que era para ser um “concerto orquestrado” acabou se tornando uma Viagem no Tempo e uma Explosão Cultural, que fez da talentosa regência do maestro Reginaldo Nascimento, a base para uma interpretação fantástica do tenor Alan Faria de mãos dadas com a soprano Tamara Pereira. Ambos Barretenses.

A interpretação do que se espera de uma Ópera Orquestrada, tornou-se algo inenarrável, na regência de Reginaldo Nascimento e nas vozes de Alan e Tamara, que em seu repertório saíram do Barbeiro de Sevilha, de Giacono Rossini passando por clássicos italianos e, encantando a todos com um repentino “Cantando na Chuva”, melhor dizendo, Singin in The Rain, de Gene Kelly , onde o tenor, dançou e cantou.  E fez chover sim, Emoção e Respeito por sua voz, espalhada por entre a plateia e, que de mãos dadas com Tamara, encerrou o espetáculo num dueto de Celine Dion.  Inexplicável!

Olímpia abre seus horizontes, quando traz a baila espetáculos como este. Os acordes enlouquecidos do maestro João Carlos Martins na Igreja Matriz, deram seus frutos e trouxeram a simplicidade no testemunho do maestro Reginaldo Nascimento,  mostrando que a arte transformou sua vida.  Mas ao toque de sua batuta, se fez gigante na apresentação à frente da orquestra barretense, sob as bençãos divinas, jamais esquecidas nos versos de Fernando Pessoa.

Espetáculo para todos, aberto ao público, num modelo europeu, onde se senta na praça para ouvir e apreciar boa música, que na tradução Barretense se fez único em Olímpia.

Parabéns a todos! E em nome da Cultura, nós agradecemos a ilustre visita! 

VT- Informativo

Texto: Cristiane Gracindo - Vale do Turismo 

Imagens: Fábio Cross

Agradecimentos: Bruno Guzzo - Assessoria de Imprensa PMO e Fábio Cross pelas imagens concedidas ao site.

 

   

Comentários

Apoio