Olímpia, aprendendo com o Destino.
10/02/2025
Ao oferecer um destino turístico há de se pensar que todos os serviços, hospedagem, passeios, pontos turísticos, alimentação, comércio, hospitais, farmácias, estejam prontos para encantar o visitante.
O desafio é fazer de um passeio, uma hospedagem, da hospedagem um pacote completo, com preços acessíveis, e ofertas promocionais durante o ano todo.
A Estância Turística de Olimpia, a meu ver, passa por um processo embrionário. As experiências vão se tornando jurisprudências e, da aprendizagem faz-se uma característica de trabalho.
A todo tempo, para quem lida não apenas com o turismo, mas com pessoas, relações, subordinados, equipes, cargos de liderança, há de se fazer uso de algo que se fala muito e aplica-se nada, hoje em dia, a tal EMPATIA.
Numa breve reflexão, será que o modo que você lida com seu grupo de trabalho, com pessoas que dependem de sua comunicação, é o mesmo que você gostaria de receber?
Pois é! Basta prestar atenção para ver o quão longe estamos de um bom atendimento! É fato, que para que se especialize no bem servir é necessário: Experiencia, investimento, valores justos de salários, sutentabilidade entre os rendimentos e a condição de sobrevida no mercado de trabalho. Porém a boa vontade em aprender a lidar com situações destintas, também depende em muito de BOA VONTADE, de ambas as partes, obviamente.
Ninguém nasce com o DOM de excelência no atendimento. Mas, educação, respeito e menos Caras e Bocas , favorecem qualquer situação e desafio.
Venho batendo a tempos nessa tecla, por entender que as relações humanizadas, quando bem aplicadas, levam ao cliente, um ato de respeito e agradecimento por sua visita. E não é só isso, em nada adianta colocar grandes atrações, aeroporto, gastronomia especializada, se não houver um atendimento pautado na boa e velha "Educação de Berço".
Virar as costas para um cliente é acabar com a possiblidade de um negócio retornável. Tenha certeza que ao ser mal atendido, a propaganda terá dez vezes mais peso, do que a lembrança da viagem como um todo.
Você pode não lembrar do nome do brinquedo que conheceu, o local onde dormiu, o prato que comeu, mas uma grosseria não será esquecida jamais! E, o nome do local estará cravado na informação do boca a boca.
Somos um destino turístico. Querendo você ou não, Olimpia vem passando por um crescimento contínuo. Interesses empresariais, investimentos milionários, chegam a todo tempo.
O Turismo é uma indústria que não traz Produtos e sim Progresso para uma cidade. O aprendizado é diário. Sempre é tempo de se reciclar, de fazer por si e pelos seus. A chance de progredir no Turismo, depende do seu modo de lidar com ele. Haverá sempre a chance de você ser comandado, ou de comandar, só depende de você. Como gritou Dom Pedro I - Independência ou Morte! Se não tivermos nossa independência intelectual perante o crescimento da cidade, certamente estaremos mortos!
Não é porque recebemos dois a três milhões de visitantes por ano, que podemos dispensar aqueles que buscam nosso atendimento, o nosso servir. Se não bem conservados, estes números poderão cair assustadoramente, sem que possamos perceber. E ao acordar, será tarde, muito tarde!
Fala-se que Olimpia é chamada a Orlando Brasileira. Será mesmo? Nunca ouvi falar que o Pateta ou o Mickey tenham feito desaforo a qualquer pessoa que pede a foto de lembrança. Nem da Branca de Neve, fazendo escândalo para dividir o espaço com os sete anões. Enfim...
Somos donos de uma terra linda, repleta de encantos, histórias, memorias e atrações nunca vistas numa cidade tão pequena. De repente, o gigante brotou da água que jorra quente.
Temos uma cor de céu, impossível em qualquer grande capital. Temos talentos, temos Folclore, temos enfim, orgulho de ser paulista e orgulho de ser de Olimpia. Nossa água é pura, é quente. Faça valer o seu trabalho!
O sorriso que brota na face do Turista, é apenas o reflexo do sorriso a ele estendido.
Fica a dica!
Por : Cristiane Gracindo
Imagens: Rede Social
Comentários